Abramet encerra XV Congresso brasileiro com premiação científica

Por ABRAMET em 16/10/2023

Próxima edição do evento, em 2025, será realizada na Bahia e marcará a celebração dos 45 anos de fundação da entidade

Sucesso de público e com uma programação de alta qualidade, chegou ao fim o XV Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, realizado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) na cidade de Florianópolis (SC) de 14 a 16 de setembro. instalado na capital catarinense, o Costão do Santinho recebeu centenas de congressistas de todo o país para uma ampla troca de conhecimento e networking, em mais um evento com debates essenciais sobre novas diretrizes e tendências com impacto sobre a medicina do tráfego, uma das especialidades que mais cresce no Brasil.

"Ficamos muito felizes com o sucesso do congresso, que contou com um número expressivo de congressistas. Estamos contentes com os elogios sobre a organização do evento e também sobre as palestras e temas abordados", comentou Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet. “Foi mais uma prestação de serviço estratégica da ABRAMET para seus associados e a comunidade médica como um todo, discutindo temas de grande importância e mobilizando especialistas e tomadores de decisão para compartilhar experiência e conhecimento”.

O presidente da ABRAMET destacou a qualidade da programação, reconhecendo o trabalho realizado pelo departamento científico da entidade e pelos organizadores. “O médico do tráfego que participou dessa edição, assim como das anteriores, saiu do evento com mais conhecimento e segurança para conduzir seu trabalho”, apontou. “Essa é a nossa missão e foi muito bem cumprida. Agradeço aos organizadores pela excelência do evento”.

Mantendo a tradição, a ABRAMET reservou o último dia de atividade para premiar trabalhos científicos inovadores e inéditos. Inscritos por médicos do tráfego de todo o país, tais conteúdos foram apreciados por uma comissão técnica da entidade: a cada edição do Congresso Brasileiro são escolhidos e divulgados trabalhos científicos que ofereçam contribuição para o exercício da medicina do tráfego. Confira os vencedores:

1º lugar - Perfil dos Condutores Avaliados em Junta Médica de Recurso do Departamento de Trânsito do Paraná, em Curitiba, dos autores Lilian Kondo, Andrea Regina Freitas Teixeira, Eloise Fornaroli, Angela de Mello Bronzetti Glinka, Karina de Oliveira Bachtold, Dirceu Antonio Silveira Junior, Tatiana Gomara Neves e Ramon Cavalcanti Ceschim

2º lugar - Uso do Simulador de Direção como Exame Complementar no Exame de Pessoas com Deficiência, dos autores Áquilla dos Anjos Couto, Vinicius Marcus de Almeida Rocha, Victor Enrique Mendoza Ramos e Vitória Miranda Sacramento

3º lugar - A Importância do Campo Visual para a Condução Veicular e o que o Brasil Pode Aprender com o Reino Unido, dos autores Mirtes Teresa Correia de Mello e José Henrique Fernandes Rosalino. 

Sobre o XV Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego

De 14 a 16 de setembro, a ABRAMET ofereceu uma intensa programação técnica, com palestras, painéis, mesas redondas e cursos. A entidade também realizou sua prova de título, oportunidade em que os médicos buscam a certificação para atuar como especialista em medicina do tráfego. Ao final do evento, o sentimento de gratidão uniu tanto os participantes quanto os organizadores. 

A próxima edição do Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego acontecerá em 2025, em Salvador, Bahia, quando também será comemorado os 45 anos da ABRAMET. Para marcar o momento e anunciar o destino do próximo encontro, houve uma troca de presentes entre o Tutu Graxaim, mascote do Costão do Santinho, e a baiana Marli, representando a cidade de Salvador, capital que receberá os participantes.