Federadas

O estatuto da ABRAMET prevê a criação de Regionais que, em suas áreas respectivas, devem visar aos mesmos fins e objetivos. Várias delas estão em atividade e outras, viabilizando sua participação.

A ABRAMET possui representação em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, com Associações Regionais autônomas, filiadas cientificamente. Elas realizam em suas regiões seus eventos e iniciativas, e para elas, disponibilizamos aqui no nosso site o Espaço das Federadas, para que possam compartilhar com todo o território nacional, o que realizam regionalmente.

Conheça abaixo um pouco de cada uma delas:

ABRAMET | AM

Presidida pelo Dr. Laércio de Melo Santos, a ABRAMET | AM realizou Jornadas de Medicina de Tráfego para treinamento, instrução e formação de médicos peritos examinadores. Seus membros participaram, ativamente, dos congressos da especialidade.


ABRAMET | BA

Em 27 de fevereiro de 2015 reuniram-se, na cidade de Salvador (BA), médicos pós-graduandos e médicos especialistas em Medicina de Tráfego para fundar a Associação Baiana de Medicina de Tráfego. Presidida pelo Dr. Antonio Edson Souza Meira Júnior a “ABAMET” solicitou filiação científica à entidade Nacional – ABRAMET.

Feliz com a constituição da 18ª. Federada, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – ABRAMET atendeu ao requerimento, considerando que apenas uma associação de cada estado da Federação poderá se filiar cientificamente à ABRAMET e ser considerada unidade federada. A Associação Baiana de Medicina de Tráfego promete fazer história e colaborar muito com a ABRAMET e a Medicina de Tráfego. Com site elaborado, realizou a I Jornada Baiana de Medicina de Tráfego para oficialização da ABRAMET e posse oficial dos seus membros.

A diretoria da Associação Baiana de Medicina de Tráfego integra a recém-criada Câmara Técnica de Medicina de Tráfego, do Conselho Regional da Bahia - CREMEB, coordenada pelo conselheiro - Dr. Jorge Cerqueira, ex-presidente do CREMEB e membro fundador da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.


ABRAMET | DF

Sob a liderança do Dr. Geraldo Guttemberg, a ABRAMET | DF tem se destacado na representatividade da ABRAMET nacional junto aos órgãos executivos e normativos de trânsito do Distrito Federal. Participa ainda, efetivamente, na formação de novos especialistas.


ABRAMET | ES

A Federada capixaba realizou memoráveis Jornadas de Medicina de Tráfego em parceria com o DETRAN-ES, Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo – CRMES e entidades públicas e privadas ligadas à segurança de trânsito no estado. Após gestões da Dra. Maria Cristina Santos de Carvalho, a ABRAMET | ES é presidida, atualmente, pelo Dr. Sandro Rotunno.


ABRAMET | MA

A Federada do Maranhão é presidida, desde sua fundação, pelo Dr. Phil Camarão e tem contribuído muito com a representação da especialidade nas Câmaras Temáticas de Saúde e Meio Ambiente no Trânsito no Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.


ABRAMET | MG

A Associação Mineira de Medicina de Tráfego – AMMETRA – foi fundada em 14 de setembro de 2007, com sede em Belo Horizonte, MG. Desde então, norteou-se por trabalhar em prol da educação da população para o trânsito, o desenvolvimento científico e atualização dos médicos que estudam e trabalham nessa especialidade. Realiza duas jornadas científicas anualmente, creditadas no CNA/AMB. Presidida na sua fundação pelo Dr. Guilherme Durães Rabelo, já foi dirigida pelo Dr. Fábio Antonio R. Nascimento e atualmente tem em sua presidência o Dr. Arilson de Souza Carvalho Júnior.

Registrada em cartório como pessoa juridical de direito privado, constituída pela união de seus associados para fins não econômicos e de caráter educativo e científico, é conhecida pela ABRAMET como Federada em Minas Gerais.

Possui, no estado, grande respeito no meio médico e na sociedade em geral, graças ao trabalho incessante de divulgação de temas relacionados à especialidade nos diversos veículos de comunicação (revistas, jornais, rádios, emissoras de televisão e feiras públicas de orientação de saúde). Participa em congressos e jornadas científicas na Associação Médica em Belo Horizonte e interior do estado.

Realizou onze Jornadas Mineiras de Medicina de Tráfego e recepcionou, em 2009 (3 a 5 desetembro), o VII Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego (Belo Horizonte, MG), com o tema: “Na direção da vida”.


ABRAMET | MS

Em 13 de abril de 1994, foi fundada a Sociedade de Medicina do Tráfego de Mato Grossodo Sul – SOMETRAMS, à época contando com pouco mais de 10 médicos da capital, ainda não titulados como especialistas, mas já atuando há longa data no DETRAN-MS como médicos peritos examinadores. A primeira presidente eleita foi a Dra. Vera Fontalva Raposo.

No ano seguinte, em evento científico realizado no Palácio Popular da Cultura, com apoio e participação da ABRAMET nacional, foi realizada a primeira prova para obtenção de Título de Especialista no estado, já contando com mais de 80 médicos inscritos, que, após o evento, passaram a atuar como especialistas nas diversas cidades do interior do estado.

Em 2010, a SOMETRAMS passou a ser denominada Associação Brasileira de Medicina de Tráfego de Mato Grosso do Sul – ABRAMET | MS, regulamentando suas atividades de acordo com as recomendações da ABRAMET nacional, elegendo como seu presidente o Dr. Marcos Alves Chaves, um dos fundadores da associação original. Hoje, sob a Presidência do Dr. Silvio Elabras Haddad, conta com mais de 160 colegas especialistas no estado.

Mantém atividades científicas anuais, com a participação de todos os colegas em atividade que têm como compromisso maior manter-se atualizados sobre todos os aspectos técnicos e legislação vigente para o exercício correto da especialidade, em parceria com o DETRAN e apoio da ABRAMET nacional. Presta assistência técnica ao DETRAN-MS nos assuntos que requerem pareceres embasados pela especialidade e atua, através dos colegas associados, nas Juntas Recursais do CETRAN.

Hoje a ABRAMET | MS pode ser considerada uma das mais bem organizadas associações de especialidade em atividade no Mato Grosso do Sul, colaborando com o engrandecimento e fortalecimento da Medicina de Tráfego no estado.


ABRAMET | MT

Presidida pelo Dr. Napoleão João da Silva, médico coordenador das juntas médicas do estado. A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, regional Mato Grosso, com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-MT, realizou, com muito êxito, jornadas de Medicina de Tráfego que proporcionaram conhecimento e treinamento aos médicos credenciados.

Com apoio da ABRAMET nacional, a ABRAMET | MT e o DETRAN-MT capacitaram os médicos credenciados para realizar Juntas Médicas Especiais, visando avaliar pessoas com deficiência, descentralizando e evitando longos deslocamentos para o atendimento do exame segundo a Resolução nº 425/12 do CONTRAN e a NBR nº 14.970 da ABNT.


ABRAMET | PE

Presidida, desde sua fundação, pela Dra. Ana do Carmelo de Aquino Fonseca, a Federada de Pernambuco, denominada APEMET, realizou importantes Jornadas de Medicina de Tráfego, sendo uma das pioneiras em propiciar mais conhecimento técnico aos médicos que realizavam o exame de aptidão física e mental no estado.

Colaborou com a organização de Congressos e Jornadas de Medicina de Tráfego em parceria institucional com o DETRAN-PE.


ABRAMET | PI

Presidida pela Dra. Benedita Andrade Leal de Abreu, a Federada do Piauí realizou, em parceria com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e com o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí – DETRAN-PI, a Jornada Região Nordeste sobre Medicina do Tráfego, evento que abordou as exigências da Resolução nº 267/08 do CONTRAN.


ABRAMET | PR

Após longos anos de intermediação de universidades e prefeituras do Estado do Paraná nos convênios com o DETRAN-PR para realização dos exames de aptidão física e mental para condutores e candidatos a condutores de veículos automotores, a ABRAMET | PR obteve êxito para que o DETRAN-PR atendesse à Resolução nº. 80 do Contran e alterasse o sistema de credenciamento das Clínicas de Medicina do Tráfego no Estado, tendo, como responsáveis técnicos, médicos com título de especialista em Medicina de Tráfego. Para isso contou com a incessante ajuda da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e do Sindicato dos Médicos do Paraná.

As Clínicas do Paraná foram convidadas pelo DETRAN-PR a formar Juntas Médicas Especiais – JME para a avaliação dos candidatos com deficiência, avaliação essa anteriormente realizada apenas na capital do estado. Atualmente, as JME são realizadas em sete clínicas no Estado, localizadas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Colorado, Pato Branco e Marechal Cândido Rondon.

A ABRAMET | PR, presidida atualmente pelo Dr. Jack Szymanski, representa a ABRAMET nacional nos Congressos Mundiais do ITMA – International Traffic Medicine Association, responsável pela realização de três cursos de Capacitação para Médico Perito Examinador Responsável pelo Exame de Aptidão Física e Mental para Condutores de Veículos Automotores na Universidade Federal do Paraná. Sediou o X Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego, realizado em Foz do Iguaçu, de 12 a 14 de setembro de 2013, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, que teve como tema central “Salvando Vidas nos Deslocamentos Humanos”.


ABRAMET | RJ

A formalização da representação da ABRAMET, no estado do Rio de Janeiro, ocorreu em maio de 2014. Entretanto, o relacionamento com a ABRAMET se iniciou muitos anos antes, através de cooperação acadêmico-científica, inicialmente com cursos de treinamento e capacitação, depois especialização e finalmente com a criação do primeiro programa de residência em Medicina de Tráfego no Brasil em 2008 no Hospital Universitário Gaffrée & Guinle (HUGG).

Por causa desse viés acadêmico, a ABRAMET | RJ tem focado suas atividades em capacitação e treinamento e em pesquisas acadêmicas, que na verdade se confundem com as atividades do Setor de Neuropsicologia Médica e Pericial do DEMEG-UNIRIO. No Rio de Janeiro, foram realizadas Jornadas Acadêmicas, Exames de Título de Especialista em Medicina de Tráfego, Cursos de Capacitação e Treinamento. A Medicina de Tráfego é Disciplina optativa de graduação, além de formar médicos residentes na especialidade. Recentemente, a residente Dra. Taís Santana ingressou no programa de Mestrado Acadêmico em Ciências

Médicas na UERJ sob a orientação do coordenador da ABRAMET | RJ, Dr. Egas Caparelli-Dáquer, com projeto de tese em Medicina de Tráfego. Sendo a área de transportes uma atividade de Estado, a realização de seus projetos e propósitos depende de relacionamento com órgãos públicos ligados ao trânsito. Por essa razão, a ABRAMET | RJ, através do HUGG, tem continuamente buscado colaborações entre os órgãos de trânsito, com destaque para o pioneirismo do DETRAN-RJ, que vem participando e estimulando o treinamento de médicos através de convênio de pesquisa e treinamento com o Hospital Universitário Gafrrée & Guinle.


ABRAMET | RS

Com a formação da Câmara Técnica de Medicinade Tráfego no CREMERS em 2009, composta pelos médicos Juarez Monteiro Molinari, Trajano Roberto Alfonso Henke e Ricardo Irajá Hegele, através de intensos trabalhos na busca de qualificação evalorização da Medicina de Tráfego, passando pela realização de dois exitosos Fóruns de Medicina deTráfego no CREMERS, viu-se necessário organizar a Medicina de Tráfego no Rio Grande do Sul.

No convite feito pela ABRAMET, surgiu a oportunidade de participação ativa no X Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego em Foz do Iguaçu – PR. Então surgiu a ideia de realizar em solo gaúcho o XI Congresso, comemorativo aos 35 anos da ABRAMET.

Da união de forças e ideais, e com a missão e intuito de realizar um congresso de Medicina de Tráfego inovador, amplo, moderno e diferente de todos já realizados, em 28 de março de 2015, reuniram-se 11 médicos, na época, para fundar a ABRAMET | RS:

Trajano Roberto Alfonso Henke – presidente;
Juarez Monteiro Molinari – vice-presidente; (hoje presidente da ABRAMET nacional)
Ricardo Irajá Hegele – diretor científico;
Caubi Ternes – diretor administrativo;
Luis Cesar Moro da Rosa – diretor Financeiro;
Conselheiros: Jane Kaon Garcia; Fernanda Ferreira Carvalho; Sônia Maria Rodrigues da Cunha; Marisa Parodi Bernardo; Paulo Roberto Sandim Machado; Cláudia Couto de Barros Coelho.

A ABRAMET | RS emerge carregando os ideais de Liberdade, Igualdade e Humanidade da bandeira gaúcha, para irmanar-se às outras federadas com o firme propósito de ampliar e consolidar a presença, o nome e a força da ABRAMET em todo o Brasil.

A ABRAMET, em seus 35 anos de história, consolidou-se como um solo fértil de conhecimentos onde está sendo plantada a semente do futuro que renderá como fruto a preservação da vida no trânsito.

A ABRAMET | RS está pronta para os próximos 37 anos!

E Já, em seu primeiro ano de criação, a ABRAMET | RS recepcionou e organizou o XI Congresso Brasileiro de Medicina e Acidentes de Tráfego, realizado em Gramado.


ABRAMET | SC

A Federada de Santa Catarina é presidida, desde sua fundação, pelo Dr. Guilherme Guerreiro da Fonseca, médico componente da Junta Médica do DETRAN-SC.


ABRAMET | SP

Ponte Estaiada, Marginal Pinheiros - São Paulo, SP

A Federada paulista foi presidida pelo Dr. Mauro Augusto Ribeiro, que, posteriormente, se tornaria presidente da ABRAMET nacional, e pelo Dr. Milton José Cavalcanti Chagas. A Federada notabilizou-se pela defesa e aperfeiçoamento do exercício profissional da Medicina e da Segurança de Tráfego no estado.

Atualmente, presidida pelo Dr. José Heverardo da Costa Montal, ex- presidente da ABRAMET nacional, a regional pode contar com seu expertise na administração e conhecimento na Medicina de Tráfego para auxiliar todos os profissionais do estado.