Abramet celebra o Dia do Médico do Tráfego renovando defesa da saúde e preservação da vida no trânsito

Por ABRAMET em 19/08/2021

Prevenir é salvar vidas. Principal paradigma de sua atuação, esta é a mensagem do vídeo institucional com que a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) celebra nesta quinta-feira, 19/08, o Dia do Médico do Tráfego. A peça publicada nos perfis da entidade nas redes sociais, renovando o alerta para a prevenção do sinistro como mecanismos mais efetivo de proteção e preservação da vida no trânsito, destacando a importância da atuação do médico do tráfego.

ASSISTA O VIDEO

“Nosso trabalho é avaliar e acompanhar a saúde do condutor, focados na garantia das melhores condições também para todo o sistema de trânsito”, diz Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet. “Reduzir o sinistro e impedir a perda de mais vidas é um dos principais objetivos do médico do tráfego e, também, da nossa entidade. Por isso, temos atuado para oferecer ao médico do tráfego todo o conhecimento e capacitação necessários para o exercício de uma medicina de excelência”.

Representante nacional do médico do tráfego há exatamente 41 anos, a Abramet segue produzindo conhecimento científico de ponta, antevendo desafios e atualizando as melhores práticas para o atendimento da população. Desde 2020, a entidade publicou novas diretrizes médicas, enfrentando temas de grande relevância para a saúde no trânsito – como o uso de celular ao volante, habilitação de condutores dentro do espectro autista e avaliação do candidato a condutor portador de esquizofrenia, por exemplo – e aperfeiçoou os procedimentos associados à aplicação do Exame de Aptidão Física e Mental (EAFM), contemplando as novas normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Focados no médico do tráfego e toda a comunidade do trânsito, tais documentos são referenciais teórico-práticos para a avaliação do condutor na concessão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim como para o manejo diário do atendimento à população em caso de sinistros e perícias. As diretrizes da Abramet oferecem ao médico especialista o conhecimento necessário para a melhor tomada de decisões, contribuindo decisivamente para tornar o trânsito mais seguro e saudável.

Ainda focada no médico do tráfego, a entidade está preparando o XIV Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, evento bianual para atualização profissional. Em 2021, o Congresso será realizado nos formatos presencial e online, na cidade do Rio de Janeiro, entre 16 e 18 de setembro. Para isso, a Abramet está mobilizando especialistas de credibilidade e renome reconhecidos no Brasil e no exterior, para uma programação com temas de grande importância para o médico do tráfego e todos os profissionais que atuam na área.