Abramet disponibiliza 5ª aula sobre o Exame de Aptidão Física e Mental aos associados

Por ABRAMET em 01/03/2020

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) enviou aos seus associados na sexta-feira (28), via newsletter, a 5ª aula do minicurso sobre como bem aplicar os procedimentos associados ao Exame de Aptidão Física e Mental (EAFM) para a avaliação de condutores para a concessão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O objetivo desses módulos é preparar e atualizar os médicos de tráfego associados à entidade acerca dos aspectos mais importantes do exame. Entre os pontos abordados, estão: como EAFM deve ser aplicado; as categorias de habilitação e suas especificidades; e as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Nessa aula, são explicados os procedimentos médicos exigidos pela Resolução do Contran, como a anamnese por meio de questionário, o qual é composto de nove perguntas gerais sobre a saúde do candidato e seus hábitos como motorista. Entre as questões, estão: se ele possui alguma doença cardíaca, neurológica, pulmonar, se já foi submetido a cirurgia ou sofreu acidente de trânsito, entre outras questões.

“O questionário é um instrumento valioso para o médico perito examinador, uma vez que o candidato, muitas vezes, omite informações que, no seu entender, poderá prejudicá-lo em sua aprovação”, explica trecho da aula.

Além disso, é realizado o interrogatório complementar, norteado pelo que foi respondido no questionário. Conforme a videoaula, o perito deve “valorizar informações, como vertigens, lipotimias, convulsões, dispneia, dor precordial, uso de medicamentos e álcool, entre outras. A interpretação clínica correta implicará na aprovação ou não do candidato”.

Outras aulas – Nos quatro módulos anteriores, foram abordados temas como o “Exame de Aptidão Física e Mental, segundo a Resolução do Contran”; “Categorias de veículos de habilitações”; e “Adição de categoria”. Os especialistas que não tiveram acesso e/ou perderam o link das aulas podem solicitar os vídeos por e-mail ou pelo WhatsApp da entidade.

Segundo o diretor-Científico da Abramet, Flávio Adura, é importante que os especialistas em medicina de tráfego acessem as aulas disponibilizadas pela instituição em sua plataforma de Ensino à Distância (EAD) para que sempre estejam informados e atualizados com as condutas mais recentes.

“As aulas que promovemos em nossa plataforma visam manter os médicos de tráfego em dia com a legislação e as condutas da área mais recentes e, assim, o trabalho desenvolvido cotidianamente pelo especialista será ainda mais qualificado”, explica.

Na avaliação do presidente da entidade, Antonio Meira Júnior, a promoção de atividades desse tipo é um exemplo da importância de ser sócio da Abramet e do compromisso da entidade em oferecer aos seus membros instrumentos de defesa profissional e de qualificação. “O investimento em educação continuada é um dos compromissos da atual gestão, que conta com o reconhecido trabalho do professor Flavio Adura para fazer essa entrega”, ressaltou.