Abramet participa do 68° Encontro Nacional dos Detrans e fortalece parceria institucional com Sistema de Trânsito

Por ABRAMET em 18/11/2020

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) participou da solenidade de abertura do 68º Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), realizado nesta quarta-feira (18), em Brasília. Organizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), o evento é um dos principais fóruns de debate do Sistema Nacional de Trânsito e reúne integrantes dos Detrans de todo o Brasil.

“Abordamos a atuação da Abramet como entidade científica e colocamos nossa entidade à disposição dos Detrans para a troca de experiências”, comentou o dr. Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet. Segundo ele, que esteve na capital federal especialmente para o encontro, a AND é uma parceira institucional importante, para a troca de informações e a discussão de temas relevantes da agenda de prevenção a acidentes.

“São muitos anos de relacionamento em que nós temos oferecido subsídios técnico-científicos aos Detrans para a tomada de decisões e formulação de políticas públicas muito importantes para o Brasil. Manter e aprofundar essa parceira é essencial no esforço que fazemos pela preservação da vida no trânsito brasileiro”, acrescentou.

Meira aproveitou a ocasião para destacar a importância da medicina do tráfego e pedir o apoio dos dirigentes presentes na mobilização em torno da manutenção da prerrogativa do médico do tráfego na avaliação do candidato a condutor. A Abramet atua para que seja revisto veto presidencial ao tema, no PL 3267, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A abertura do encontro nacional contou com as participações do diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), Frederico de Moura Carneiro; dos presidentes do Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (FOCOTRAN), Frederico Pierotti, e da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto), Magnelson Carlos de Souza; do coordenador da Comissão de Assuntos Políticos da Abramet, Arilson de Souza; e do presidente da Abramet-DF e DIiretor Institucional da Abramet, Geraldo Guttemberg.

O 68º Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRAN) promoveu debates sobre problemas comuns enfrentados pelos Detrans nos Estados. Representantes de todo o país discutiram soluções e boas práticas sobre documentação, veículos, leilões, adequações na legislação de trânsito e recall; assim como o cenário atual com os índices de acidentes de trânsito por Estados; as inovações tecnológicas e os temas de educação sugeridos para 2021.