Câmara Especial de Assessoramento do Plano Estadual de Segurança Viária do Cetran-SP passa a contar com especialistas em mobilidade e saúde da ABRAMET

Por ABRAMET em 11/07/2025
Especialistas da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) passam a integrar a Câmara Especial de Assessoramento do Plano Estadual de Segurança Viária (CEAPESV), do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP). A nomeação oficial dos novos integrantes ocorreu na última semana. O Conselho Estadual de Trânsito é o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador do Sistema Estadual de Trânsito e integra o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
 
Quatro integrantes da Abramet passam a fazer parte da Câmara Especial de Assessoramento: José Montal, e Aquilla Couto, membros da diretoria, e Victor Enrique Mendoza e Felipe Cabral Ferraz, membros da Comissão Científica. 
 
O Conselho Estadual de Trânsito, composto por representantes do poder público, da sociedade civil e de órgãos de segurança, atua na organização do trânsito no estado de São Paulo, com a missão de interpretar e aplicar as normas nacionais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e, entre outras funções, promover campanhas educativas. 
 
“O CETRAN é ente público fundamental para a gestão do trânsito no âmbito estadual, operando em diversas áreas para garantir a segurança e a eficiência nas vias, o que coaduna com o propósito da Abramet e da especialidade Medicina do Tráfego de promover saúde no ecossistema do trânsito e do transporte”, avalia o diretor da Abramet, José Montal. 
 
Para ele, a presença de especialistas em Medicina do Tráfego como membros da Câmara Temática do Cetran-SP atende ao espírito do que está contido no Código de Trânsito Brasileiro já em seu Artigo 1º, Parágrafo 5º: “Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde”.