Empossada, diretoria da Abramet renova compromisso com o fortalecimento da Medicina do Tráfego no Brasil

Por ABRAMET em 27/01/2022

Mais dois anos de trabalho pelo fortalecimento da medicina do tráfego, apoiando o médico especialista e produzindo o conhecimento necessário para transformar a mobilidade brasileira em uma experiência segura e saudável. Este compromisso foi renovado pelos integrantes da Diretoria e Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), empossados na noite da quarta-feira (26/01) para o biênio 2022/2023. “Agradeço toda a confiança e não medirei esforços para fazer um bom trabalho”, avisou Antonio Meira Júnior, reeleito presidente da entidade.

Meira Júnior, diretores e conselheiros foram reconduzidos em 2021, em eleição por chapa única. Para reduzir custos e em respeito à prevenção da Covid-19, cuja transmissão impõe uma nova onda de contágio no Brasil, a diretoria eleita tomou posse em evento virtual, realizado pela plataforma Zoom. O presidente destacou a importância do trabalho de todos os diretores e conselheiros, cuja união e compromisso ajudaram a construir avanços inquestionáveis para a medicina do tráfego durante sua primeira gestão. 

“Eu confio na nova gestão, fizemos muita coisa. Se fizermos a metade do que foi feito nestes últimos dois anos já será muito bom. Mas tenho convicção de que faremos muito mais”, afirmou o diretor científico da entidade, Flavio Emir Adura. Destacando a atuação de Meira Júnior, cuja eleição em 2019 desencadeou o processo de renovação das lideranças da especialidade, Adura endossou a continuidade do trabalho e renovou seu compromisso com a Abramet.

Diretor administrativo da Abramet, José Heverardo da Costa Montal, destacou que a qualificação continuada do médico do tráfego segue como missão permanente nos esforços da diretoria. Segundo ele, a Abramet tem como prioridade criar novas ações de interesse do médico associado, mantendo foco na valorização profissional e atualização científica permanente, com o preparo de novas diretrizes de conduta e treinamentos. “Nós temos a felicidade de ter um especialista em cada canto do Brasil e queremos estar ao lado deles”.

Conquistas e desafios – Em breve pronunciamento, o presidente da Abramet destacou marcos importantes da primeira gestão, como o reconhecimento da prerrogativa do médico do tráfego na avaliação do candidato a concessão e renovação da carteira de motorista, regra incluída na modernização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que passou a vigorar em 2021.

Meira também mencionou a divulgação de novas diretrizes de conduta e a criação de novas comissões: a Abramet instituiu a Comissão de Estudos Epidemiológicos para Enfrentamento da COVID-19; a Comissão de Assuntos Políticos; a Comissão de Integração do Médico Jovem; a Comissão de Saúde Mental; e a Comissão de Micromobilidade.

O evento virtual foi marcado pelo reconhecimento dos resultados alcançados no último período, em que a medicina do tráfego viu fortalecido seu papel na preservação da vida e redução de sinistros de trânsito. “Fizemos nesses dois anos uma evolução de dez”, disse Dirceu Rodrigues Alves Junior, diretor de comunicação da Abramet. “Chegamos onde não parecia possível e tivemos uma revitalização da entidade, com muita vontade de crescer”. Primeiro vice-presidente da Abramet, Ricardo Hegele destacou os desafios superados, aumentados pela pandemia. “Fizemos um trabalho árduo, pesado e bem-sucedido”.

A nova diretoria registra duas alterações. São seus titulares: presidente: Antônio Edson Souza Meira Júnior; 1º vice-presidente: Ricardo Irajá Hegele; 2º vice-presidente: Juarez Monteiro Molinari; 3º vice-presidente: Fabio Ford Feris Racy; diretor Financeiro: Dirceu Diniz; diretor Científico: Flavio Emir Adura; diretor Administrativo: José Heverardo da Costa Montal; diretor de Qualidade Profissional: Alberto Francisco Sabbag; diretor de Comunicação: Dirceu Rodrigues Alves Junior; diretor de Ética Médica: João Roberto Adura. Chegam ao colegiado o novo diretor de Relações Institucionais: Arilson de Souza Carvalho Júnior; e o diretor de Relações com Federadas: Adriano José Fontes Isabella.

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: Alcides Trentin Júnior; Geraldo Guttemberg Soares Júnior e Luis Fernando Gagliardi. O Conselho Fiscal da Abramet terá como atribuição examinar e emitir parecer sobre as prestações de contas e as demonstrações financeiras da Associação.

Diretoria da Abramet – Biênio 2022/2023

Cargo

Nome

Presidente

Antonio Edson Souza Meira Júnior

1ºVice-Presidente

Ricardo Irajá Hegele

2ºVice-Presidente

Juarez Monteiro Molinari

3ºVice-Presidente

Fabio Ford Feris Racy

Diretor Financeiro

Dirceu Diniz

Diretor Científico

Flavio Emir Adura

Diretor Administrativo

José Heverardo da Costa Montal

Diretor de Qualidade Profissional

Alberto Francisco Sabbag

Diretor de Comunicação

Dirceu Rodrigues Alves Junior

Diretor de Relações Institucionais

Arilson de Souza Carvalho Júnior

Diretor de Relações com Federadas

Adriano José Fontes Isabella

Diretor de Ética Médica

João Roberto Adura