Uso adequado do dispositivo de retenção de crianças nos veículos é o tema de nova live da Abramet

Por ABRAMET em 11/08/2020

Quando devo trocar o “bebê conforto” pela “cadeirinha”? Quais modelos são mais seguros? Até que idade a criança deve usar o dispositivo de retenção de crianças nos veículos? Como ajustá-lo da forma correta? Estas serão algumas das questões que serão abordadas por especialistas da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) durante um novo encontro online. Na próxima quarta-feira (12), a partir das 19h, acontece a live: “Não coloque em risco a vida de seu filho no trânsito. Médicos de Tráfego orientam o uso correto das "cadeirinhas”.

A transmissão, que acontecerá simultaneamente por meio da página oficial da Abramet no Facebook e no YouTube, será uma oportunidade para esclarecer as dúvidas de pais e responsáveis a respeito do uso adequado do equipamento de segurança durante os deslocamentos em veículos.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FACEBOOK

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O YOUTUBE

Conforme salienta o presidente da Abramet e moderador da live, Antonio Meira Júnior, o evento congregará especialistas com ampla experiência técnica no assunto, no intuito de apresentar as recomendações de proteção necessárias para resguardar a saúde e bem-estar das crianças no trânsito.

“Vamos repercutir as medidas preconizadas pela cartilha ‘Medicina de Tráfego: transporte seguro de crianças em veículos automotores’, elaborada justamente para orientar os pais, transportadores de crianças, médicos, policiais e a sociedade em geral sobre a forma mais segura de transportar uma criança dentro do carro. As indicações têm como base as evidências da literatura médica e estão em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro”, destaca. 

De acordo com números levantados pela Abramet, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a exigência do uso do dispositivo reduziu em 33% o número de crianças vítimas de acidentes de trânsito no Brasil entre 1998 e 2018.  “Os números oficiais permitem verificar os efeitos positivos da Resolução nº 277 do Contran, regulamento que deve ser incorporado ao novo CTB”, ressaltou Flávio Adura, um dos autores da diretriz médica Segurança no Transporte Veicular de Crianças.

ESPECIALISTAS – As apresentações científicas do evento ficarão sob responsabilidade do 1º vice-presidente da Abramet, Ricardo Hegele; do diretor científico, Flávio Adura; e do diretor administrativo, José Montal.

“Estão todos convidados a participarem desse momento de aprendizado, que certamente elucidará questões que perturbam a cabeça de muitos pais e mães. Essa e outras iniciativas da Abramet são uma demonstração da atuação contínua da entidade, que mesmo em meio à pandemia de Covid-19, mantém suas ações e seu compromisso por um trânsito mais saudável no Brasil”, conclui Meira Júnior.