Abramet apoia movimento Maio Amarelo e renova defesa por atitude mais segura no trânsito

Por ABRAMET em 07/05/2021

“No trânsito, sua responsabilidade salva vidas". Com esse mote foi aberta a oitava edição do Movimento Maio Amarelo, iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em parceria com diversos órgãos nas três esferas do poder público e entes da sociedade civil, para conscientizar a população e contribuir para a redução de sinistros de trânsito no Brasil. Importante ação de educação para o trânsito, a campanha de 2021 conta mais uma vez com o apoio da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), que também desenvolverá ações de conscientização ao longo deste mês.

 

“Nós sempre apoiamos o Maio Amarelo e o paradigma escolhido para essa edição teve grande incentivo da Medicina do Tráfego. Respeito e responsabilidade são atitudes essenciais para orientar nossa vida e têm um efeito positivo ostensivo sobre o ambiente do trânsito”, afirma o dr. José Heverardo Montal, diretor administrativo da Abramet. “É inegável que a conduta do motorista, assim como a dos demais usuários, é o que induz o aumento ou redução do sinistro. Um trânsito mais seguro exige mais respeito entre as pessoas e responsabilidade”.

Assim como no ano passado, a campanha de 2021 manterá o ambiente da internet como principal espaço de atuação. Ao longo de todo o mês serão realizadas ações educativas incentivando o uso de passarelas, das faixas elevadas e de pedestres. O movimento também alertará motoristas sobre as sinalizações e cuidados com os demais usuários como pedestres, motociclistas e ciclistas, com vistas a reduzir o número de sinistros. Outras ações para visibilidade do Maio Amarelo, como a iluminação especial de prédios públicos em diversas cidades também estão previstas.

O movimento Maio Amarelo foi iniciado em 1 de maio, com transmissões ao vivo pelas redes sociais do próprio DENATRAN e do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), também parceiro do órgão nessa iniciativa. Toda a campanha pode ser replicada por qualquer pessoa, empresa ou entidade que deseje se engajar na defesa do trânsito seguro e está disponível no portal do DENATRAN: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/noticias-denatran/maio-amarelo-2021.

Ao longo de todos o mês serão realizados eventos de mobilização para o Maio Amarelo:

  • 12 de maio: Live sobre Respeito e Responsabilidade no Trânsito às 10h(Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).
  • 27 de maio: Apresentação do Painel RENAEST, às 15h(Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).
  • 31 de maio: Apresentação da Revisão do PNATRANS, às 15h(Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).
  • 02 de junho: Encerramento do Maio Amarelo 2021, às 10h(Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).