Abramet inspira reflexão sobre segurança no trânsito nas provas do ENEM

Por ABRAMET em 08/11/2023

Em uma demonstração contínua da importância da saúde e da segurança no trânsito, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) trouxe à tona, mais uma vez, a questão do trânsito em sua última prova, realizada no último fim de semana. Uma das questões, que discutiu a campanha Maio Amarelo, ressaltou a necessidade de conscientização sobre os perigos nas estradas e vias urbanas. Este destaque reflete o esforço contínuo e a influência de organizações como a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) na educação por um trânsito seguro e saldável.

A presença recorrente do tema trânsito no ENEM, especialmente notável desde que a Abramet motivou o tema da redação em 2013, enfatiza a relevância da discussão sobre comportamento responsável e medidas preventivas para evitar sinistros. A escolha do tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil" para a redação daquele ano foi um marco na história do exame e destacou a importância de políticas públicas efetivas para a saúde e a segurança no trânsito.

Além de sua influência nas provas oficiais, a Abramet também tem marcado presença em avaliações simuladas, contribuindo para a preparação dos estudantes para o exame. Um exemplo disso foi a inclusão de uma questão (11) sobre os efeitos do álcool no tempo de reação dos motoristas no caderno especial "Seu caminho à Universidade", publicado pelo jornal Correio Brasiliense. A questão, que traz dados alarmantes sobre sinistros envolvendo motoristas embriagados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), reflete a realidade preocupante das estradas brasileiras e reforça a mensagem da Abramet sobre a importância da educação para a prevenção.

"O fato de o trânsito ser um tema recorrente no ENEM e em avaliações simuladas sinaliza que a conscientização sobre a segurança viária é uma prioridade educacional e de saúde pública", declara o diretor científico da Abramet, Flavio Adura. "Continuaremos a trabalhar para educar os motoristas, com um foco especial nos jovens, sobre a importância de dirigir com responsabilidade."

A Abramet continua a ser uma voz ativa na promoção de campanhas de conscientização e na implementação de programas educacionais que visam a redução de sinistros e mortes no trânsito. Regularmente, a associação trabalha com parceiros e a comunidade em geral nessa causa. “A saúde e a segurança no trânsito são de responsabilidade compartilhada, e a Abramet está na linha de frente, assegurando que este tema permaneça em destaque na educação e na consciência pública”, garantiu o presidente, Antonio Meira Júnior.