A programação científica da tarde reuniu especialistas em torno de temas práticos e emergentes da medicina do tráfego. Entre os destaques, a médica Lucila Bizari Fernandes do Prado chamou atenção para os riscos do “micro sono” ao volante e os avanços no diagnóstico da fadiga por meio de exames clínicos e recursos tecnológicos.
Foram discutidas ainda as diretrizes para avaliação psiquiátrica de condutores, critérios para candidatos com esclerose múltipla, além das novas perspectivas sobre a coleta de amostras toxicológicas em consultório. O atendimento pré-hospitalar e a segurança no transporte de crianças em ambulâncias também ganharam espaço nos debates.
A programação incluiu ainda um panorama da medicina aeroespacial e do transporte aeromédico, além da apresentação de soluções inovadoras em segurança viária baseadas em big data e tecnologias vestíveis.
Resgate simulado – A programação incluiu ainda uma simulação de resgate aeromédico, realizada pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER/PMBA). A ação envolveu um helicóptero Esquilo e demonstrou, em tempo real, os procedimentos de resposta em situações de emergência de alta complexidade, aproximando o público da rotina das equipes especializadas.