Campanha do Sono - Evento na ABRAMET - BA

Por ABRAMET em 19/03/2019

No último dia 16, a ABRAMET, através da ABRAMET-BA, promoveu um encontro científico sobre o tema do Sleep Day 2019. Médicos de Tráfego, otorrinolaringologistas, geriatras e especialistas em sono estiveram reunidos na ABM (Associação Bahiana de Medicina) para tratarem do tema: Sono, Envelhecimento e Direção.

O evento contou com a presença da SBGG-BA ( Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - BA) e o apoio do CREMEB e ABM, na pessoa do Presidente, Dr. Robson Moura. Na abertura do evento, falou-se da importância do tema, onde, infelizmente, o sono é o segundo maior causador de mortes no trânsito. O Conselheiro Dr. Jorge Cerqueira esteve representando o CREMEB, juntamente com o Conselheiro Dr. Guilherme Lazzari.

Foi dada a palavra ao Dr. Jorge Cerqueira, que tem uma participação importante na história da fundação da ABRAMET. O mesmo discursou sobre a importância da instituição e sobre os trabalhos relevantes que vem sendo realizados ao longo dos 39 anos de fundação da Associação. O evento contou com palestras sobre o sono. Dr. Amaury Gomes, chefe do Departamento da área, na ABRAMET-BA, fez uma excelente explanação sobre a fisiologia e distúrbios do sono e o geriatra, Dr. Leonardo Oliva (Presidente da SBGG-BA), falou sobre a importância do Sono no Envelhecimento.

Tivemos ainda a participação de Dr. João Sobrinho, (médico de tráfego e membro da ABRAMET-BA), Dr. Manoel Edgard (psiquiatra e médico de tráfego) e Dr. Adriano Isabella (Diretor Cientifico da ABRAMET-BA), que falaram sobre os aspectos importantes para avaliação do motorista idoso. Por fim, Dr. Adriano Isabella falou sobre a importância de manter esta campanha ativa, divulgando cada vez mais os perigos de dirigir sobre a influência de sono. Informou, ainda, que a campanha, sobre coordenação da ABRAMET, terá uma presença marcante ao longo dos meses. Agradeceu a presença de todos envolvidos e conclamou os médicos de tráfego para participarem ativamente de um objetivo comum: Reduzir a Morbimortalidade no Trânsito.