Congresso de Medicina do Tráfego celebra 45 anos da Abramet em Salvador

Por ABRAMET em 26/09/2025

A abertura do XVI Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego aconteceu nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Salvador. O encontro, que segue até domingo (28), reúne cerca de mil participantes, entre especialistas, gestores e representantes de entidades médicas e acadêmicas para discutir saúde, mobilidade e segurança no trânsito. Ao final da solenidade, os participantes contaram com a apresentação da Banda Olodum.
 
A cerimônia contou com a entrega, pela Abramet, de prêmios destinados a reconhecer aqueles que contribuíram para o fortalecimento da medicina do tráfego, e teve a presença de autoridades do Congresso Nacional, do Governo Estadual e da Assembleia Legislativa da Bahia, além de entidades médicas. O evento marca os 45 anos da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e acontece em conjunto com o V Congresso Brasileiro de Psicologia do Tráfego, organizado pela Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (Abrapsit). 
 

O presidente nacional da Abramet, Antonio Meira Júnior, relembrou  a evolução da entidade. “Nestes 45 anos, ajudamos a transformar o trânsito brasileiro. Contribuímos para a inclusão da cadeirinha no Código de Trânsito, fortalecemos o uso do cinto de segurança e publicamos diretrizes que garantem autonomia para pessoas com deficiência e no espectro autista. Hoje somos uma especialidade médica prevista em lei e com enorme relevância social”.
 
Rodrigo Pimentel, secretário de Administração do Estado e representante do governador Jerônimo Rodrigues, enfatizou as ações realizadas para reduzir o número de sinistros e lembrou da atuação enquanto diretor do DETRAN-BA. “Conseguimos valorizar, aumentar o honorário médico e também do psicólogo. Hoje temos o quinto maior honorário do Brasil”, ressaltou. Já o diretor-geral do Detran-BA, Max Passos, deixou claro que a integração é essencial para atingir as metas de prevenção no trânsito, e reforçou a parceria com a Abramet para alcançar bons resultados.
 
O secretário estadual de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, também destacou a importância do evento para a economia local. “As discussões técnicas vão trazer avanços para a segurança no trânsito, mas também reforçam a vocação da Bahia para sediar grandes eventos. Hoje o estado é líder do turismo brasileiro, reconhecido por seu patrimônio cultural e histórico”.
 
PERSONALIDADES - A mesa do evento foi composta pelos seguintes especialistas:
 
Diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Souza Oliveira;
Presidente da Abrapsit - Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego, Dra. Patricia Sandri;
Vice-presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito, Frederico Perotti; 
Vice-presidente Sul - representando a Associação Médica Brasileira, Juarez Molinari;
Presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira Filho; 
Presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal e diretor de Saúde
Suplementar da Federação Médica Brasileira, Dr. Marcos Gutemberg Fialho;
Diretor-geral do Detran, representando a presidência da Associação Nacional dos Detrans - Max Passos;
Presidente do Conselho Federal de Psicologia, Alessandra Almeida;
Presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. José Hiran Da Silva Gallo;
Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar;
Senador da República pelo estado da Bahia, Ângelo Coronel;
Secretário de Administração do Estado da Bahia, Rodrigo Pimentel;
Presidente da Abramet - Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Dr. Antônio Meira Junior.
 
PREMIAÇÃO - Durante o evento, houve ainda a premiação de pessoas que têm feito contribuições notáveis em suas respectivas áreas para um trânsito mais seguro e eficiente. As categorias de premiação são:
 

Prêmio Hilário Veiga de Carvalho: Este prêmio, instituído pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, visa homenagear profissionais que se sobressaíram em ações de segurança e prevenção de acidentes no trânsito. O prêmio valoriza o uso do conhecimento científico para melhorar a qualidade de vida nas vias públicas.

 

 

 

 

 
 
Prêmio Nils Bohlin: Nomeado em honra ao engenheiro sueco que inventou o cinto de segurança de três pontos há mais de meio século, este prêmio destaca indivíduos que tiveram um impacto significativo na medicina do tráfego no Brasil, contribuindo para a segurança rodoviária.

Prêmio Abrapsit: Este prêmio valoriza tanto psicólogos quanto profissionais de outras áreas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida no trânsito. O foco é na construção de um ambiente de mobilidade mais seguro, saudável e inclusivo.

Prêmio Reinier Rozestraten: Trata-se da mais alta distinção concedida pela Abrapsit, nomeada em homenagem a Reinier Rozestraten, uma figura proeminente na Psicologia do Trânsito. O prêmio reconhece contribuições excepcionais à área.

Os premiados da noite foram: 

Troféu Abrapsit - Deputado Hugo Leal

Troféu Reinier Rozestraten - Dra. Andreia dos Santos Nascimento

Troféu Hilário Veiga de Carvalho - Dr. José Hiran da Silva Gallo

Troféu Hilário Veiga de Carvalho - Dr. Jorge Raimundo de Cerqueira e Silva

Troféu Nils Bohlin - Dr. Carlos Alberto Guglielmi Eid

Troféu Nils Bohlin - Dr. Geraldo Guttemberg Soares Junior