Em cerimônia no Senado, Abramet recebe Prêmio Trânsito Seguro

Por ABRAMET em 24/09/2025

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) foi uma das homenageadas na sessão solene do Senado Federal que marcou a entrega do Prêmio Trânsito Seguro – Gesto Redobrado para o Futuro, realizada nesta terça-feira (23). A honraria reconhece iniciativas que promovem a educação no trânsito, a prevenção de sinistros e a preservação de vidas.

Em seu discurso durante a cerimônia, o presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior, celebrou a homenagem direcionada a toda a categoria. “Receber esse prêmio justamente no ano em que celebramos 45 anos de existência da Abramet é uma honra muito especial, já que ele reconhece educadores e instituições que contribuem para a preservação da vida no trânsito, uma missão que está no DNA da nossa associação desde sua fundação, em 1980”, pontuou. “Também tem um significado especial ser no Senado, pois simboliza a união necessária entre ciência, educação e política. Quando médicos, educadores e legisladores trabalham juntos, o resultado é sempre mais vidas preservadas”.

Meira Jr destacou a responsabilidade da categoria no esforço nacional por um trânsito mais seguro. “Cada morte no trânsito poderia ter sido evitada. O médico do tráfego tem uma responsabilidade social inestimável na avaliação de condutores, na prevenção e na educação, e a Abramet existe justamente para oferecer conhecimento técnico e científico e transformá-lo em ações concretas”, pontuou.

O presidente da Abramet ressaltou ainda que “os médicos do tráfego avaliam, orientam e educam, transformando ciência em prevenção, dados em políticas públicas e estatísticas em vidas salvas” e que a Abramet “é pioneira na produção de diretrizes, de protocolos, cartilhas, publicações que não apenas orientam médicos e gestores públicos, mas também fornecem base técnica para educadores desenvolverem campanhas educativas permanentes, estruturadas e baseadas em evidências”.

O médico salientou que, apesar de todos os esforços da categoria, há muitos desafios a serem enfrentados no Brasil, como a ampliação das ações educativas, o aperfeiçoamento dos exames de aptidão física e mental de motoristas e a articulação entre União, estados e municípios para executar ações de prevenção. “Precisamos de políticas públicas consistentes, de investimentos adequados e da mobilização de todos os setores da sociedade. Só assim a segurança viária poderá avançar”, destacou. “O trânsito não pode ser tratado apenas como problema de fiscalização: é também uma questão de saúde, de educação e de planejamento urbano”.

A homenagem

O Prêmio Trânsito Seguro – Gesto Redobrado para o Futuro existe desde 2023 para agraciar educadores, escolas ou instituições que desenvolvam, no Brasil, ações e atividades destinadas a estimular a educação para o trânsito nas escolas e universidades. Além da Abramet, indicada pelo senador Dr. Hiran Gonçalves (PP-RR), foram agraciados nesta terça a servidora do Detran-MS Andrea Moringo da Silva e o vereador de Vila Velha (ES) Hércules Silveira.

Ao defender a importância do tema, o senador Fabiano Contarato (PT-ES), autor da resolução que instituiu o prêmio e presidente da sessão desta terça, destacou que o Brasil tem cerca de 30 mil mortes por ano no trânsito e que os sinistros deixam centenas de milhares de pessoas com sequelas permanentes, deixando um alto custo social e econômico da violência viária. “A morte no trânsito é uma morte muito ingrata, porque é o filho que foi para a balada e não veio, é a filha que foi para a escola e não retornou. Essa ruptura trágica desmantela toda a família”, lamentou.

Lembrando sua experiência como delegado de trânsito, Contarato acrescentou: “Nós temos que tratar a violência no trânsito como tratamos uma epidemia de saúde pública, porque é isso que ela representa. São milhares de vidas perdidas todos os anos, vidas que poderiam ter sido preservadas”. Para o parlamentar, os dados mostram que a atuação de entidades como a Abramet é essencial: “Não basta chorar os mortos do trânsito, é preciso agir. É por isso que este prêmio foi criado, para dar visibilidade a quem atua com seriedade e técnica para mudar essa realidade”.

Também presente na cerimônia, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) fez questão de enaltecer os homenageados. “Esse prêmio é mais que um reconhecimento, é um chamado para que possamos continuar trabalhando por um trânsito melhor, mais seguro e humano. Quando reconhecemos iniciativas como essas, estamos dizendo ao Brasil que é possível, sim, reduzir os índices de mortes e feridos, desde que haja educação, fiscalização e compromisso de todos”, comentou. “O exemplo da Abramet e dos demais premiados mostra que, com dedicação e seriedade, podemos salvar muitas vidas”.

Ao final de seu discurso, Meira Júnior, presidente da Abramet, agradeceu ao Senado Federal, “em especial ao senador Dr. Hiran Gonçalves, que indicou a Abramet para esta honraria, reconhecendo a relevância da Medicina do Tráfego para o país”. Em seguida, resumiu o significado da condecoração: “Esse prêmio nos enche de orgulho, mas, sobretudo, de responsabilidade. Renovamos aqui nosso compromisso de continuar contribuindo com evidências científicas, educação permanente e ações que salvam vidas.”