Entidades da área médica e do sistema nacional de trânsito destacam importância da Abramet para a medicina de tráfego

Por ABRAMET em 13/01/2020

Prestigiada por dirigentes das mais importantes entidades da área médica e do sistema nacional de trânsito, a posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) foi marcada pelo amplo reconhecimento ao trabalho da entidade para reduzir a incidência de acidentes de trânsito no Brasil. Reunidos na sede da Associação Médica Brasileira (AMB), os participantes exaltaram a atuação da gestão que deixou o comando da entidade e desejaram sucesso à diretoria empossada em 11 de janeiro (sábado), renovando a expectativa por novas parcerias e atuação conjunta.

A psiquiatra Christina Gonzalez, membro do Conselho Federal de Medicina (CFM), que representou a autarquia na solenidade, desejou êxito ao novo presidente da Abramet, Antonio Edson Souza Meira Júnior. Segundo ela, ele terá pela frente grandes desafios, os quais se impõem a todas as especialidades que devem lutar pelo reconhecimento e valorização dos profissionais.

Já Lincoln Ferreira, presidente da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel) e da Associação Médica Brasileira (AMB), que cedeu sua sede para cerimônia de posse, destacou o vigor do novo dirigente: “a Abramet passa a ser capitaneada por Antonio Meira, pessoa que une competência, juventude e entusiasmo e saberá levar com maestria o excelente, extraordinário, trabalho realizado na gestão de Juarez Molinari”, comentou. Ferreira destacou ainda que a AMB se coloca à disposição para atuar junto com a Associação de Medicina de Tráfego em ações para o aperfeiçoamento da cidadania e a qualificação da assistência e do trabalho médico.

Em sintonia, o secretário-geral da AMB, Antônio Jorge Salomão reafirmou a parceria que une as duas entidades. “É muito importante para a AMB participar dessa solenidade. A Abramet é uma de nossas parceiras mais importantes. Nós, que somos a casa de todos os médicos, estamos de braços abertos para tentar ajudar a resolver os problemas que a medicina de tráfego vive nos dias de hoje”, disse.

Presidente do Conselho Superior da Academia Nacional de Seguros (ANSP), Mauro Batista, destacou a importância do trabalho realizado pela Abramet. “Nós, brasileiros, não temos, ainda, uma atenção mais acurada para o grande problema que acontece no nosso país, em relação aos acidentes de trânsito. Nós, do setor de seguros, que temos uma visão como empresários responsáveis por cobrir o risco dos acidentes, temos também que exercer cidadania e encontramos na Abramet um elo de ressonância dessa nossa vontade de ver as coisas minimamente ordenadas”, completou.

Reconhecimento – Dirigentes da comunidade do trânsito reconheceram a relevância da parceria com a Associação de Medicina de Tráfego e dos resultados produzidos pela sua ação. “A Abramet vem desenvolvendo papel importantíssimo para nossa sociedade. Reafirmo nosso compromisso de sempre trabalhar por um trânsito mais seguro, destacando a atividade realizada por essa entidade”, afirmou Frederico Arantes, presidente do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP) e do Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotran).

Outros representantes de instituições ligadas ao trânsito que acompanharam a solenidade foram Rodrigo Pimentel, diretor Geral do Detran-BA; Andréa Pinto de Oliveira, diretora Técnica (respondendo para Gerência de Credenciamento para Habilitação), do Detran-SP; e Rosana Soares Néspoli, representante da Escola Pública de Trânsito.  Também prestigiou o evento Luiz Carlos Mantovani Néspoli, da Superintendência Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Por sua vez, a presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e membro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Rosylane Rocha, parabenizou os novos dirigentes, alertando para os desafios colocados diante da entidade. “Quero parabenizar o Dr. Molinari e sua diretoria pelo excelente trabalho que realizaram e desejar sorte e uma profícua gestão ao Dr. Antonio Meira e sua equipe. Existem grandes desafios, mas esse é grupo é forte e trabalha sério”, afirmou. “Tenho certeza de que farão grande trabalho em benefício da medicina de tráfego”. Também parabenizou a diretoria a Ana Carolina Tormes, da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas – Regional Pernambuco.

Leonardo Reis, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) de Goiás, destacou a importância de a Abramet em nível nacional. “É muito importante o trabalho que a Associação vem realizando em todos os Estados da federação, com vistas a prevenir acidentes e dar mais segurança ao cidadão que trafega pelo país”, afirmou. Do sistema formado por CFM e CRMs também acompanharam a solenidade os conselheiros regionais de medicina José Carlos Duarte Ribeiro, representando o Conselho Regional da Bahia (Cremeb); José Ronaldo da Luz dos Santos, do Conselho Regional do Amapá (CRM-AP); e Louis Moses Camarão, do Conselho Regional do Maranhão (CRM-MA).

A posse da nova diretoria também foi prestigiada por dirigentes de entidades federadas da Abramet. “Nós agradecemos a gestão que finda e desejamos todo o sucesso possível a gestão que começa. Muitos desafios virão para a nossa especialidade ser fortalecida e ficar cada vez maior em âmbito nacional e de suas federadas”, disse Rafael Cardoso, presidente Abramet - Goiás

“Queremos ratificar o apoio de todas as federadas. Que a nova Presidência seja um sucesso”, comentou João Pimentel, diretor da Abramet - Minas Gerais. “Contamos com a Associação Brasileira de Medicina de Trafego e com esse apoio para todas as federadas. Só assim haverá o fortalecimento da nossa especialidade”, ressaltou Alysson Coimbra de Souza Carvalho, também diretor da entidade mineira.