Dia Mundial do Sono - 15 de Março

Por ABRAMET em 18/02/2019

Dia Mundial do Sono

O Dia Mundial do Sono é um evento global promovido pela WASM (World Association of Sleep Medicine) e realizado anualmente na sexta-feira que antecede o primeiro equinócio do ano, em 2019 será celebrado em 15 de março. O Dia Mundial do Sono tem o objetivo de destacar aspectos importantes relacionados ao sono; incluindo questões médicas, educacionais, sociais. Em 2019 o tema proposto aborda sono e envelhecimento.

A interface Medicina do Sono e do Tráfego é evidente. A ressaltar que entre os prejuízos decorrentes da má qualidade de sono estão os acidentes de trânsito. As alterações de sono, assim como as atitudes que provocam a restrição de sono, devem ser identificadas e adequadamente avaliadas por todos os profissionais da área da saúde; assim como os aspectos do envelhecimento.

Ciente disso, na celebração do dia mundial do sono do ano de 2019 o Departamento de Sono da ABRAMET quer além de destacar a relevância de especial atenção ao sono ressaltar as alterações do sono que são mais prevalentes no idoso, os prejuízos de tais alterações no idoso condutor de veículos e no idoso como pedestre e por fim lembrar que  estamos envelhecendo a cada dia e que a boa qualidade de sono nos auxiliará para um envelhecimento saudável.

 

Regina Margis

Psiquiatra, Especialista em Medicina do Sono e Medicina do Tráfego

Depto Medicina do Sono -ABRAMET