O estatuto da ABRAMET prevê a criação de Regionais que, em suas áreas respectivas, devem visar aos mesmos fins e objetivos. Várias delas estão em atividade e outras, viabilizando sua participação.
A ABRAMET possui representação em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, com Associações Regionais autônomas, filiadas cientificamente. Elas realizam em suas regiões seus eventos e iniciativas, e para elas, disponibilizamos aqui no nosso site o Espaço das Federadas, para que possam compartilhar com todo o território nacional, o que realizam regionalmente.
Conheça abaixo um pouco de cada uma delas:
ABRAMET | AM
Presidida pelo Dr. Laércio de Melo Santos, a ABRAMET | AM realizou Jornadas de Medicina do Tráfego para treinamento, instrução e formação de médicos peritos examinadores. Seus membros participaram, ativamente, dos congressos da especialidade.
ABRAMET | BA
Em 27 de fevereiro de 2015 reuniram-se, na cidade de Salvador (BA), médicos pós-graduandos e médicos especialistas em Medicina de Tráfego para fundar a Associação Baiana de Medicina de Tráfego. Presidida pelo Dr. Antonio Edson Souza Meira Júnior a “ABAMET” solicitou filiação científica à entidade Nacional – ABRAMET.
Feliz com a constituição da 18ª. Federada, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego – ABRAMET atendeu ao requerimento, considerando que apenas uma associação de cada estado da Federação poderá se filiar cientificamente à ABRAMET e ser considerada unidade federada. A Associação Baiana de Medicina do Tráfego promete fazer história e colaborar muito com a ABRAMET e a Medicina do Tráfego. Com site elaborado, realizou a I Jornada Baiana de Medicina do Tráfego para oficialização da ABRAMET e posse oficial dos seus membros.
A diretoria da Associação Baiana de Medicina do Tráfego integra a recém-criada Câmara Técnica de Medicina do Tráfego, do Conselho Regional da Bahia - CREMEB, coordenada pelo conselheiro - Dr. Jorge Cerqueira, ex-presidente do CREMEB e membro fundador da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego.
ABRAMET | DF
Sob a liderança do Dr. Geraldo Guttemberg, a ABRAMET | DF tem se destacado na representatividade da ABRAMET nacional junto aos órgãos executivos e normativos de trânsito do Distrito Federal. Participa ainda, efetivamente, na formação de novos especialistas.
ABRAMET | ES
A Federada capixaba realizou memoráveis Jornadas de Medicina do Tráfego em parceria com o DETRAN-ES, Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo – CRMES e entidades públicas e privadas ligadas à segurança de trânsito no estado. Após gestões da Dra. Maria Cristina Santos de Carvalho, a ABRAMET | ES é presidida, atualmente, pelo Dr. Sandro Rotunno.
ABRAMET | MA
A Federada do Maranhão é presidida, desde sua fundação, pelo Dr. Phil Camarão e tem contribuído muito com a representação da especialidade nas Câmaras Temáticas de Saúde e Meio Ambiente no Trânsito no Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.
ABRAMET | MG
A Associação Mineira de Medicina do Tráfego – AMMETRA – foi fundada em 14 de setembro de 2007, com sede em Belo Horizonte, MG. Desde então, norteou-se por trabalhar em prol da educação da população para o trânsito, o desenvolvimento científico e atualização dos médicos que estudam e trabalham nessa especialidade. Realiza duas jornadas científicas anualmente, creditadas no CNA/AMB. Presidida na sua fundação pelo Dr. Guilherme Durães Rabelo, já foi dirigida pelo Dr. Fábio Antonio R. Nascimento e atualmente tem em sua presidência o Dr. Arilson de Souza Carvalho Júnior.
Registrada em cartório como pessoa juridical de direito privado, constituída pela união de seus associados para fins não econômicos e de caráter educativo e científico, é conhecida pela ABRAMET como Federada em Minas Gerais.
Possui, no estado, grande respeito no meio médico e na sociedade em geral, graças ao trabalho incessante de divulgação de temas relacionados à especialidade nos diversos veículos de comunicação (revistas, jornais, rádios, emissoras de televisão e feiras públicas de orientação de saúde). Participa em congressos e jornadas científicas na Associação Médica em Belo Horizonte e interior do estado.
Realizou onze Jornadas Mineiras de Medicina do Tráfego e recepcionou, em 2009 (3 a 5 desetembro), o VII Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego (Belo Horizonte, MG), com o tema: “Na direção da vida”.
ABRAMET | MS
Em 13 de abril de 1994, foi fundada a Sociedade de Medicina do Tráfego de Mato Grossodo Sul – SOMETRAMS, à época contando com pouco mais de 10 médicos da capital, ainda não titulados como especialistas, mas já atuando há longa data no DETRAN-MS como médicos peritos examinadores. A primeira presidente eleita foi a Dra. Vera Fontalva Raposo.
No ano seguinte, em evento científico realizado no Palácio Popular da Cultura, com apoio e participação da ABRAMET nacional, foi realizada a primeira prova para obtenção de Título de Especialista no estado, já contando com mais de 80 médicos inscritos, que, após o evento, passaram a atuar como especialistas nas diversas cidades do interior do estado.
Em 2010, a SOMETRAMS passou a ser denominada Associação Brasileira de Medicina do Tráfego de Mato Grosso do Sul – ABRAMET | MS, regulamentando suas atividades de acordo com as recomendações da ABRAMET nacional, elegendo como seu presidente o Dr. Marcos Alves Chaves, um dos fundadores da associação original. Hoje, sob a Presidência do Dr. Silvio Elabras Haddad, conta com mais de 160 colegas especialistas no estado.
Mantém atividades científicas anuais, com a participação de todos os colegas em atividade que têm como compromisso maior manter-se atualizados sobre todos os aspectos técnicos e legislação vigente para o exercício correto da especialidade, em parceria com o DETRAN e apoio da ABRAMET nacional. Presta assistência técnica ao DETRAN-MS nos assuntos que requerem pareceres embasados pela especialidade e atua, através dos colegas associados, nas Juntas Recursais do CETRAN.
Hoje a ABRAMET | MS pode ser considerada uma das mais bem organizadas associações de especialidade em atividade no Mato Grosso do Sul, colaborando com o engrandecimento e fortalecimento da Medicina do Tráfego no estado.
ABRAMET | MT
Com apoio da ABRAMET nacional, a ABRAMET | MT e o DETRAN-MT capacitaram os médicos credenciados para realizar Juntas Médicas Especiais, visando avaliar pessoas com deficiência, descentralizando e evitando longos deslocamentos para o atendimento do exame segundo a Resolução nº 425/12 do CONTRAN e a NBR nº 14.970 da ABNT.
ABRAMET | PE
Representada pelo Dr. Fhilipe Xavier Do Sacramento Camara, a Federada de Pernambuco, realizou importantes Jornadas de Medicina do Tráfego, sendo uma das pioneiras em propiciar mais conhecimento técnico aos médicos que realizavam o exame de aptidão física e mental no estado.
Colaborou com a organização de Congressos e Jornadas de Medicina do Tráfego em parceria institucional com o DETRAN-PE.
ABRAMET | PI
Presidida pela Dra. Benedita Andrade Leal de Abreu, a Federada do Piauí realizou, em parceria com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego e com o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí – DETRAN-PI, a Jornada Região Nordeste sobre Medicina do Tráfego, evento que abordou as exigências da Resolução nº 267/08 do CONTRAN.
ABRAMET | PR
Após longos anos de intermediação de universidades e prefeituras do Estado do Paraná nos convênios com o DETRAN-PR para realização dos exames de aptidão física e mental para condutores e candidatos a condutores de veículos automotores, a ABRAMET | PR obteve êxito para que o DETRAN-PR atendesse à Resolução nº. 80 do Contran e alterasse o sistema de credenciamento das Clínicas de Medicina do Tráfego no Estado, tendo, como responsáveis técnicos, médicos com título de especialista em Medicina do Tráfego. Para isso contou com a incessante ajuda da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e do Sindicato dos Médicos do Paraná.
As Clínicas do Paraná foram convidadas pelo DETRAN-PR a formar Juntas Médicas Especiais – JME para a avaliação dos candidatos com deficiência, avaliação essa anteriormente realizada apenas na capital do estado. Atualmente, as JME são realizadas em sete clínicas no Estado, localizadas em Curitiba, Cascavel, Maringá, Colorado, Pato Branco e Marechal Cândido Rondon.
A ABRAMET | PR, é presidida atualmente pelo Dr. Dirceu Antonio Silveira Junior. O Estado Sediou o X Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina do Tráfego, realizado em Foz do Iguaçu, de 12 a 14 de setembro de 2013, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, que teve como tema central “Salvando Vidas nos Deslocamentos Humanos”.
ABRAMET | RJ
A formalização da representação da ABRAMET, no estado do Rio de Janeiro, ocorreu em maio de 2014. Entretanto, o relacionamento com a ABRAMET se iniciou muitos anos antes, através de cooperação acadêmico-científica, inicialmente com cursos de treinamento e capacitação, depois especialização e finalmente com a criação do primeiro programa de residência em Medicina do Tráfego no Brasil em 2008 no Hospital Universitário Gaffrée & Guinle (HUGG).
Por causa desse viés acadêmico, a ABRAMET | RJ tem focado suas atividades em capacitação e treinamento e em pesquisas acadêmicas, que na verdade se confundem com as atividades do Setor de Neuropsicologia Médica e Pericial do DEMEG-UNIRIO. No Rio de Janeiro, foram realizadas Jornadas Acadêmicas, Exames de Título de Especialista em Medicina de Tráfego, Cursos de Capacitação e Treinamento. A Medicina do Tráfego é Disciplina optativa de graduação, além de formar médicos residentes na especialidade. Recentemente, a residente Dra. Taís Santana ingressou no programa de Mestrado Acadêmico em Ciências
Médicas na UERJ sob a orientação do coordenador da ABRAMET | RJ, Dr. Egas Caparelli-Dáquer, com projeto de tese em Medicina do Tráfego. Sendo a área de transportes uma atividade de Estado, a realização de seus projetos e propósitos depende de relacionamento com órgãos públicos ligados ao trânsito. Por essa razão, a ABRAMET | RJ, através do HUGG, tem continuamente buscado colaborações entre os órgãos de trânsito, com destaque para o pioneirismo do DETRAN-RJ, que vem participando e estimulando o treinamento de médicos através de convênio de pesquisa e treinamento com o Hospital Universitário Gafrrée & Guinle.
ABRAMET | RS
Com a formação da Câmara Técnica de Medicina do Tráfego no CREMERS em 2009, composta pelos médicos Juarez Monteiro Molinari, Trajano Roberto Alfonso Henke e Ricardo Irajá Hegele, através de intensos trabalhos na busca de qualificação evalorização da Medicina de Tráfego, passando pela realização de dois exitosos Fóruns de Medicina deTráfego no CREMERS, viu-se necessário organizar a Medicina do Tráfego no Rio Grande do Sul.
No convite feito pela ABRAMET, surgiu a oportunidade de participação ativa no X Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina do Tráfego em Foz do Iguaçu – PR. Então surgiu a ideia de realizar em solo gaúcho o XI Congresso, comemorativo aos 35 anos da ABRAMET.
Da união de forças e ideais, e com a missão e intuito de realizar um congresso de Medicina do Tráfego inovador, amplo, moderno e diferente de todos já realizados, em 28 de março de 2015, reuniram-se 11 médicos, na época, para fundar a ABRAMET | RS:
A ABRAMET | RS emerge carregando os ideais de Liberdade, Igualdade e Humanidade da bandeira gaúcha, para irmanar-se às outras federadas com o firme propósito de ampliar e consolidar a presença, o nome e a força da ABRAMET em todo o Brasil.
A ABRAMET, em seus 35 anos de história, consolidou-se como um solo fértil de conhecimentos onde está sendo plantada a semente do futuro que renderá como fruto a preservação da vida no trânsito.
A ABRAMET | RS está pronta para os próximos 37 anos!
E Já, em seu primeiro ano de criação, a ABRAMET | RS recepcionou e organizou o XI Congresso Brasileiro de Medicina e Acidentes do Tráfego, realizado em Gramado.
ABRAMET | SC
Federada de Santa Catarina.
ABRAMET | SP
A Federada paulista foi presidida pelo Dr. Mauro Augusto Ribeiro, que, posteriormente, se tornaria presidente da ABRAMET nacional, e pelo Dr. Milton José Cavalcanti Chagas. A Federada notabilizou-se pela defesa e aperfeiçoamento do exercício profissional da Medicina e da Segurança do Tráfego no estado.
Atualmente, presidida pelo Dr. José Heverardo da Costa Montal, ex- presidente da ABRAMET nacional, a regional pode contar com seu expertise na administração e conhecimento na Medicina de Tráfego para auxiliar todos os profissionais do estado.