Como se tornar um especialista

Título de Especialista em Medicina de Tráfego

O Título de Especialista em Medicina de Tráfego, conferido pela Associação Médica Brasileira - AMB demonstra à Sociedade e à Comunidade Médica a qualificação profissional necessária para lidar, com competência, com os assuntos relacionados a área da medicina que cuida da preservação do bem-estar físico, psíquico e social do homem que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade. Estuda as causas do acidente de tráfego a fim de preveni-lo ou mitigar suas consequências, além de contribuir com subsídios técnicos para a elaboração do ordenamento legal e modificação do comportamento do usuário do sistema de circulação viária.

Conta com o reconhecimento da Comissão Mista de Especialidades, representada pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Comissão Nacional de Residência Médica.

A prova para obtenção do Título de Especialista em Medicina de Tráfego é realizada pela ABRAMET com periodicidade mínima anual, podendo ser eventualmente realizada em mais de uma oportunidade em um mesmo ano. Além de certificar o conhecimento na especialidade, a aplicação da prova obedece um regulamento que valoriza a participação do médico em eventos científicos, experiência profissional, atividades e programas de treinamentos específicos e atualização continuada, tendo por base todas as competências requeridas para o exercício da Medicina de Tráfego.

Há duas formas de obter-se o reconhecimento como Especialista em Medicina de Tráfego: ter concluído a Residência Médica em Medicina de Tráfego ou ser portador do Título de Especialista emitido pela ABRAMET/AMB.