O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou treinamento e capacitou um grupo de profissionais para o exercício das atividades de prevenção e de investigação de ocorrências aeronáuticas relativas ao aspecto médico, no âmbito do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). O curso, em formato de imersão, aconteceu em Brasília nos primeiros dias de agosto.
“O trabalho na investigação de um acidente aéreo, além de ser uma grande responsabilidade, exige a integração da medicina e da aviação em benefício de um objetivo comum e maior: a segurança de voo”, comenta a médica do tráfego Janete Braga, coordenadora da Comissão de Medicina Aeroespacial e Transporte Aeromédico da Abramet. “É um trabalho em equipe, onde cada parte é importante, e o resultado só se constrói com a dedicação de cada um”, destacou.
Segundo ela, o treinamento oferecido pelo CENIPA é uma oportunidade de algo nível para atualizar e ampliar conhecimentos na medicina aeroespecial, área que acaba de ser agregada à atuação da medicina do tráfego, focada no estudo, tratamento e prevenção de doenças que podem surgir em pessoas expostas à atividade aérea.
“Para aqueles que atuam em Medicina Aeroespacial, as perspectivas são bastante promissoras, especialmente com o contínuo crescimento da aviação civil e a evolução da exploração espacial. Com o aumento das demandas por viagens aéreas e espaciais, surgem novas oportunidades para os médicos aeroespaciais atuarem em diversas áreas”, afirmou a especialista. O conhecimento adquirido, apontou, será disseminado na comissão técnica da entidade, contribuindo para a atualização permanente da especialidade.