A tribuna do Senado também acolheu parlamentares de diversos partidos, que participaram da sessão especial para destacar a importância da medicina do tráfego e celebrar a atuação da ABRAMET em seus 45 anos. Um dos proponentes da sessão, o médico do tráfego e senador Hiran Gonçalves (PP-RR) destacou a contribuição da Abramet para a saúde pública e para a preservação de vidas no trânsito brasileiro.
“O trabalho do médico de tráfego é um trabalho de prevenção, de proteção e de cuidado. É o olhar clínico que identifica riscos antes de se transformarem em tragédia”, afirmou Hiran, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina (FPMed).
Autor do projeto que criou a Lei Seca, o deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), destacou a importância da contribuição da entidade para que a lei fosse formulada. “Se há um autor da Lei Seca, a coautoria, a coparticipação, no que se refere à fundamentação científico-jurídica, é da ABRAMET. Se a lei se consolidou e permanece até hoje, é porque tem a ação e o fundamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego”, sentenciou.
Vice-presidente do Senado, o senador Eduardo Gomes (PL-TO), enfatizou a importância do médico do tráfego e anunciou ações para a implantação de uma federada da ABRAMET no Tocantins. “Vivemos um tempo de mudanças tecnológicas, mas há algo que não pode ser substituído: a visão do médico, do profissional que tem a sensibilidade de discernir a individualidade de cada cidadão. Essa qualidade é vital para a segurança no trânsito”, afirmou. Gomes representou o presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP), na sessão.
Médico especialista em medicina do tráfego e filiado à entidade, o deputado Eduardo Velloso (União-AC) reafirmou seu apoio à pauta da especialidade. “Pensando sempre na segurança no trânsito em primeiro lugar, pensando sempre em salvar vidas, que é o ponto mais importante do trabalho de todos os envolvidos nessa agenda”, comentou. “Sou muito honrado de fazer parte do time da ABRAMET, como médico do tráfego, para dar cada dia mais a quem conduz e ao pedestre a garantia de que estamos colocando no mercado pessoas aptas a dirigir”.
A ABRAMET e o médico do tráfego foram homenageados também pelo deputado federal Juscelino Filho (União-MA), relator da modernização do Código de Trânsito Brasileiro na Câmara dos Deputados, em 2021. “É uma instituição que tem papel muito importante para a sociedade brasileira, pelo trabalho que faz, pela medicina do tráfego, que desempenha papel fundamental na diminuição dos acidentes de trânsito”, afirmou.
O deputado relembrou a tramitação da revisão do CTB e a participação da entidade nos debates que levaram ao aperfeiçoamento do projeto e aprovação de uma lei adequada os desafios brasileiros – um dos dispositivos da nova lei é a manutenção da exigência de um médico do tráfego para a avaliação do candidato a condutor. “Vocês têm, na Câmara dos Deputados, um parceiro, um aliado. Que possamos nos manter vigilantes, pois têm projetos que tentam ameaçar o exercício dessa importante função, dessa entidade e vamos continuar vigilantes e prontos”.
Em seu pronunciamento, o deputado Allan Garcez (PP-MA) destacou a importância da medicina para o cidadão, frisando que o ser humano nada consegue realizar sem saúde. “A ABRAMET tem um cunho importante nessa Casa: transformar ciência em lei”, afirmou. “O dia de hoje, que festeja o médico do tráfego, é muito importante para valorizar esses profissionais. O Senado e a Câmara estarão sempre de portas abertas, não apenas para a ABRAMET, mas para todas as sociedades médicas”, declarou.
Leia também:
Congresso Nacional homenageia ABRAMET e reconhece importância da medicina do tráfego
A medicina do tráfego salva vidas: lideranças médicas celebram atuação da Abramet em seus 45 anos